Godinho Lopes é um avião sem sistema de navegação. Com um rosto de medo e rápido a caminhar até à saída, afirmou, acabado de chegar ao aeroporto de Lisboa, que nada iria acontecer ao treinador. No dia a seguir, já protegido pelo afastamento físico de quem o contestava no aeroporto, menosprezou a justa contestação e, tal e qual JEB nos últimos tempos da sua miserável e empobrecedora administração, optou por ofender os “30 adeptos”. Mais um dia passado após a contestação, despede o homem que antes tinha garantido permanecer no lugar, supostamente imune ao mau momento. É isto a Linha Roquete: loucura decisorial e desrespeito pelo Sporting e pelos seus adeptos.
"O Sportinguista, em mais de 100 anos de dita escolha, jamais ousou queimar ou detrair o símbolo e a cor que o identificam. Outros, os tais que clamam superioridade moral e identitária, fizeram-no.", dito por pai de Daniel.

8 de setembro de 2011

Breves opiniões

1) Todo o rosto que não agrada a Pinto da Costa, eterno chefe das sujidades do futebol português, é bom para o Sporting Clube de Portugal (Hermínio Loureiro). O mesmo argumento pode ser escrito ao contrário. Todo o rosto que agrada a Pinto da Costa é mau para o Sporting (Soares Franco) – e para o futebol honesto.

2) A Linha Roquete, outrora representada por aquele, a meu ver, que foi o menos Sportinguista dos presidentes (“só sofro pelo futebol do Sporting”) do nosso Sporting, Soares Franco, é um caso sério de bipolarismo. Não apoiar um comparsa de outros tempos é de deixar um qualquer adepto leonino repleto de dúvidas, questões, divagações, teorias, e continua… Soares Franco, importa recordar, prometeu a pés juntos um Sporting livre de dificuldades financeiras se os sócios aprovassem a venda do património não-desportivo. Os sócios aprovaram e a isto podemos adicionar os 25,5 milhões de euros por Nani. E como está o SCP hoje? Pois.

3) A reunião entre o Sporting e o Benfica, supostamente um acontecimento casual, é uma vergonha para os Sportinguistas e, principalmente, para os mais de 100 anos deste clube, o mais vitorioso deste país. A corrupção desportiva portuguesa tem dois rostos, Benfica e Porto, e o Sporting, sempre prejudicado por ambos, seja em que modalidade for (vejam as maleitas intencionais que acontecem sempre que qualquer modalidade do SCP defronta outra do Benfica), pretende aliar-se a um deles, ainda por cima o eterno rival, um clube cujo grau de nojo não conhece limites.

4) Para líder da FPF agrada-me a solução Hermínio Loureiro. Em boa verdade se diga que qualquer candidato é melhor que o fóssil que lá está presentemente.

5) Se tiverem o interesse de reparar em qualquer imagem que contenha os principais homens da Federação Portuguesa de Futebol, garanto-vos que ficarão na dúvida se aquilo não é afinal uma demonstração viva, como um quadro, roubada ao Museu de História Natural: só dinossauros.

6) Vi um pouco do Brasil vs Gana. Pude ver em campo a nossa última contratação, o médio Elias. Também pude ver/ler as capas do dia seguinte à dita partida, e todas elas, as desportivas, mencionavam a importância de Hulk e de Elias na vitória do Brasil. Mentira! Elias, esse sim, foi importante; o outro limitou-se a sabotar jogadas (é difícil jogar uma partida sem protecção do árbitro…). Um jogador espectacular. Mas mantenho a opinião, que me parece razoavelmente consciente, de que a necessidade por um avançado devia superar qualquer outro interesse por outro jogador, mesmo que bom, e este é o caso de Elias, que é claramente um dos 5, sim, 5, melhores jogadores do campeonato português.

7) A FIFA decidiu esbofetear os Sportinguistas ao rejeitar a transferência de Yannick para o Nice. Sabendo que o recurso vai dar em nada, que típico!, que Yannick regresse a Alvalade motivado e disposto a melhorar a sua prestação em campo.

8) Força Ricky Van Wolfswinkel, a solução ofensiva mais plausível para o importante e complicado jogo que se realizará no próximo fim-de-semana. Como escrevem alguns bloggers leoninos, esta é uma oportunidade real para carregar no botão “reset” e começar tudo de novo.

Tenham vergonha! (isto sobre a aliança SCP e Benfica). É uma imoralidade que me surpreende. Alianças com ninguém, muito menos com quem muito mal nos fez e faz.