Godinho Lopes é um avião sem sistema de navegação. Com um rosto de medo e rápido a caminhar até à saída, afirmou, acabado de chegar ao aeroporto de Lisboa, que nada iria acontecer ao treinador. No dia a seguir, já protegido pelo afastamento físico de quem o contestava no aeroporto, menosprezou a justa contestação e, tal e qual JEB nos últimos tempos da sua miserável e empobrecedora administração, optou por ofender os “30 adeptos”. Mais um dia passado após a contestação, despede o homem que antes tinha garantido permanecer no lugar, supostamente imune ao mau momento. É isto a Linha Roquete: loucura decisorial e desrespeito pelo Sporting e pelos seus adeptos.
"O Sportinguista, em mais de 100 anos de dita escolha, jamais ousou queimar ou detrair o símbolo e a cor que o identificam. Outros, os tais que clamam superioridade moral e identitária, fizeram-no.", dito por pai de Daniel.

8 de maio de 2011

Para que serve este Sporting 2010/2011?

Que as más exibições continuem até ao fim da época, apesar de apenas faltar um jogo até o término do campeonato. É necessário, apesar de penoso para todos nós, que toda a podridão exibicional, que não é pouca e que nos vem sendo agraciada praticamente desde que o campeonato começou, se exalte e se identifique, apesar de os defeitos, imensos, serem evidentes.

O 3º lugar é uma miragem. Defrontar um Braga, mesmo em poupanças para uma final que deveria ser presenciada fisicamente pelo Sporting e não por um clube deveras comum, para uma equipa como a nossa, fraca e sem alma ou vontade por vitórias e sucessos, é uma missão quase impossível, uma tarefa cuja dificuldade roça o hercúleo.

São muitos os monos nesta equipa: Polga, Torsiglieri (que defesa tão mau!), Carriço (cuja estagnação enquanto jogador é uma certeza), Postiga (ineficácia enlouquecedora), entre muitos outros, quase todos, até, ainda por cima pagos a peso de ouro. É preciso limpar a equipa, limpar o Sporting deste triste e incompetente grupo de jogadores que mais não serve do que para receber um chorudo, e portanto imerecido, salário todos os meses. São uma ofensa viva aos adeptos do Sporting, que além de serem adeptos de um clube que não merece minimamente esta equipa, são também portugueses, portanto habitantes de um país cujas dificuldades são por nós conhecidas.

Em relação à próxima época, que da minha parte merecerá melhor e mais aprofundada atenção em tempos próximos, só poderemos aspirar à conquista do título se apetrecharmos a defesa, o sector mais débil desta equipa, plenamente amador, quase digno da Liga de Honra, com jogadores de qualidade óbvia, inegável.

Relembro apenas que as duas últimas duplas centrais da nossa defesa foram André Cruz e Beto, em 1999/2000, e André Cruz e Phill Babb (e Beto, em alguns jogos), em 2001/2002, pelo que fica demonstrado um aspecto comum a ambas as conquistas, que agora nos fazem, sempre que confrontados com as imagens desses dias tão alegres, chorar de saudade. O Marquês de Pombal, apesar de estátua, clama há muito pela presença dos Sportinguistas. O leão, posicionado honrosamente a seu lado, também nos espera há muito. Muita sujidade tem passado naquele local tão especial para todos nós.

Uns festejam as suas conquistas, outros, nós, festejam as derrotas dos outros. Estamos, aparentemente, reduzidos a um comportamento lamentável, redutor, ofensivo. Urge-se uma alteração profunda, daí que deseje, embora todos os golos do Sporting me façam sempre vibrar avidamente, que este plantel não mais festeje qualquer vitória, pois saberei que a mesma não é nada mais do que um mero golpe de sorte.

Esta equipa não tem vida, não tem alma, e é uma vergonha cara e desavergonhada para o clube e para os adeptos. Toda esta equipa representa tudo aquilo que nós não gostamos. Para um novo começo, cujas opções a tomar são drásticas, é preciso eliminar de vez a mentalidade que agora reside no plantel. Para tal, é necessário afastar os centros de mentalidade negativos: os jogadores. Melhor ainda, os homens que se julgam jogadores de futebol. Como o detrito humano no plantel é abundante, em que o Sporting contemporâneo se assemelha a uma lixeira a céu aberto e sem normas, duvido que a limpeza a executar, primordial em termos de necessidades em relação ao futuro, seja total, pois isso significaria reduzir o lote de jogadores a transitar para a próxima época a uma insignificante meia dúzia. Pois, concordo, se calhar estou ser demasiado simpático do ponto de vista contabilístico. Menos, portanto. Uns 4?

O Benfica e o Porto, se quisessem infiltrar no Sporting jogadores de fraquíssima categoria e de elevados requisitos financeiros (salários), não o fariam melhor do que aqueles (Costinha e Bettencourt, sendo que o último se posiciona como o pior dirigente da história centenária do nosso clube, por si um efeito, depois de alguns idiotas que “serviram” o Sporting no passado, digno de uma história de ficção científica) que deram o seu assentimento, inclusive propondo-os, à contratação de grande parte dos “jogadores” que agora compõem a nossa equipa.

Fora com eles! Fora com a mediocridade! As suas exibições e comportamentos são uma cuspidela no nosso clube e na nossa cara. Uma valente merda que anda em carros caros e vive à grande, é o que vocês, “jogadores” do Sporting Clube de Portugal, são. Uma vergonha. Um atentado ao clube, aos adeptos.

Concluindo, para que serve este Sporting 2010/2011, afinal? Para nada. Nem para figurar no baú de memórias. Uma nódoa. Aquela página que foi há muito arrancada por alguém que não tinha papel higiénico.