Godinho Lopes é um avião sem sistema de navegação. Com um rosto de medo e rápido a caminhar até à saída, afirmou, acabado de chegar ao aeroporto de Lisboa, que nada iria acontecer ao treinador. No dia a seguir, já protegido pelo afastamento físico de quem o contestava no aeroporto, menosprezou a justa contestação e, tal e qual JEB nos últimos tempos da sua miserável e empobrecedora administração, optou por ofender os “30 adeptos”. Mais um dia passado após a contestação, despede o homem que antes tinha garantido permanecer no lugar, supostamente imune ao mau momento. É isto a Linha Roquete: loucura decisorial e desrespeito pelo Sporting e pelos seus adeptos.
"O Sportinguista, em mais de 100 anos de dita escolha, jamais ousou queimar ou detrair o símbolo e a cor que o identificam. Outros, os tais que clamam superioridade moral e identitária, fizeram-no.", dito por pai de Daniel.

7 de março de 2011

Os interesses obscuros do/no futebol português[1]

A edição de Março da Revista Exame contém um artigo muito interessante sobre a relação próxima entre clubes de futebol, empresas de construção e órgãos do poder local, tudo devido aos presidentes, que assumem a cadeira do poder no clube e o cargo de Director-Executivo na empresa. O poder político, esse, serve-se dessa relação, obviamente.

Dado que o Sporting Clube de Portugal é uma instituição há muito atacada por interesses dúbios, parece-me sensato, não fosse eu do SCP, divulgar aqui alguns excertos deveras interessantes do artigo.

Rio Ave Futebol Clube

”Em Vila do Conde são famosos os jantares de angariação de fundos a favor do Rio Ave. É o próprio presidente da Câmara, Mário de Almeida, fanático do clube, que entrega os convites em mão. Houve tempo em que havia uma colecta mínima (5000€), mas agora a contribuição fica ao critério da generosidade de cada um.”

“Os empreiteiros e promotores [de Vila do Conde] sabem que têm de pagar o “imposto revolucionário” para se manterem nas boas graças da Câmara.”

“O construtor António Silva Campos (ASC) sempre foi um fiel aliado de Mário de Almeida (presidente da Câmara de Vila do Conde). Ajuda o clube e a actividade [da ASC] prospera. Os concorrentes dizem que é o “empreiteiro do regime.”

“Basta visitar o site da ASC para verificar as escolas, museus, pavilhões e outros equipamentos municipais que a construtora realizou.”

“Mas na frente residencial é arrasador: sete blocos de habitação social num total de 350 apartamentos. Outro sinal exterior verifica-se nas adjudicações directas. Em 22 empreitadas sem concurso (600 mil euros), 11 são da Câmara de Vila do Conde.”

“Ser presidente do clube é um detalhe – o essencial “é ser financiador e alinhado com o poder autárquico.”

Portimonense

“A sul, Portimão segue a lógica de Braga e de Vila do Conde. Cãmara e clube são duas faces da mesma moeda. Fernando Rocha, ex-vice-presidente da Câmara local, acumula a presidência do clube com a do grupo RR, um dos principais promotores hoteleiros e imobiliários do Algarve.”

“Em 2010, a autarquia reviu em alta a capacidade de construção da antiga conserveira Facho que em 2004 mudara para o universo RR.”

“O novo dono [RR] beneficiou de uma expansão de 88% da área construída.”

“ Com interesses na hotelaria, imobiliário e saúde, o grupo RR lidera, no Alvor, o designado aparthotel de futebolistas, um projecto de 60 milhões de euros e 400 apartamentos que permanece no congelador.”

Braga (António Salvador)

“A cidade de Braga recebeu, em 2010, o primeiro hotel de cinco estrelas, inaugurou o primeiro hospital privado e assistiu à estreia do clube na Liga dos Campeões. Há um nome comum a estas três proezas – António Salvador, 40 anos, fundador da construtora Britalar e presidente do Sporting Clube de Braga.”

“No caso do hospital, ganhou sobre a meta à Casais que partira à frente nas negociações com a Trofa Saúde, que se tornou num dos patrocinadores do Braga.”

“Em Porto Santo, é António Salvador que surge associado a Cristiano Ronaldo no Plaza Prestige, um resort de luxo que incluirá um hotel, 20 bungalows e 50 vivendas.”

“Coube à Britalar construir o centro de estágios do Benfica (16 milhões de euros).”

“Participa agora no megaempreendimento de 250 milhões de euros no Sotavento algarvio de Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica.”

“António Salvador faz o pleno no jogo das influências. Aproveitou a inauguração de uma loja de decoração da mulher de Reinaldo Teles para oferecer um quadro a Carolina Salgado, na altura companheira de Pinto da Costa.”

“No casamento da filha de Mesquita Machado [presidente da Câmara de Braga], ofereceu um cheque de 5000€.”

“No futebol, sempre teve acesso fácil a Pinto da Costa (é sócio histórico do FCP e presença regular nas galas do clube), amigo de Jorge Mendes e faz negócios com Luís Filipe Vieira.”

Para breve a colocação dos restantes excertos, estes referentes ao Futebol Clube do Porto, Benfica, Naval e Marítimo e Nacional da Madeira.