Godinho Lopes é um avião sem sistema de navegação. Com um rosto de medo e rápido a caminhar até à saída, afirmou, acabado de chegar ao aeroporto de Lisboa, que nada iria acontecer ao treinador. No dia a seguir, já protegido pelo afastamento físico de quem o contestava no aeroporto, menosprezou a justa contestação e, tal e qual JEB nos últimos tempos da sua miserável e empobrecedora administração, optou por ofender os “30 adeptos”. Mais um dia passado após a contestação, despede o homem que antes tinha garantido permanecer no lugar, supostamente imune ao mau momento. É isto a Linha Roquete: loucura decisorial e desrespeito pelo Sporting e pelos seus adeptos.
"O Sportinguista, em mais de 100 anos de dita escolha, jamais ousou queimar ou detrair o símbolo e a cor que o identificam. Outros, os tais que clamam superioridade moral e identitária, fizeram-no.", dito por pai de Daniel.

5 de agosto de 2011

SCP vs Málaga

Sobre o jogo propriamente dito, sobre incidências da partida, a parte menos presente neste meu curto registo, o Sporting perdeu principalmente por culpa própria, porque esteve tão inexistente em campo quanto frente ao Valência, e de novo o sector defensivo merece as mais ferozes críticas, porque se demonstra incapaz de cumprir o que se lhe pede: pressionar, ter noção da forma como a equipa adversária joga. Não o faz, pelo oposto!

O Málaga, recente entrada no clube dos milionários, merece que um apontamento lhe seja feito, e é positivo: entrou em campo com uma missão definida previamente. Cumpriu-a, e assim nos venceu, apesar de no plantel ter várias individualidades cuja qualidade pode desvirtuar alguns princípios de jogo.

Não se engana quem refere, como eu, que João Pereira é tão mau a defender quanto Evaldo. E vê-lo de braçadeira vestida é um ultraje. Para o Sporting, acima de tudo.

Escreverei um pouco mais sobre a táctica do Sporting amanhã, ou então depois, e parece-me que apenas será depois, muito depois, mas não existe muito a escrever sobre o esquema de jogo do presente, pois a equipa do Sporting, desde a jogo frente ao Valência, anda a vagabundear pelo campo, perdida, sem objectivo táctico qualquer, em total contraponto ao que produziu frente à Juventus. Se é 4-4-2, 4-3-3, não interessa, porque o que realmente interessa e faz vencer partida não se encontra na mente dos jogadores: as rotinas de jogo.

Ò Domingos, não te falta matéria-prima, pelo que não inventes (ficaste tão horrorizado perante a prestação defensiva da equipa frente ao Valência, péssima e a permitir total liberdade de movimentos ao adversário, que não só recuaste os defesas, o que é natural, principalmente os centrais, como recuaste também os extremos, e aí amputas seriamente a oportunidade de o Sporting sair a jogar de forma rápida – o nosso avançado-centro, que no quadro táctico pode de facto sê-lo, é na verdade um médio-centro ofensivo, uma posição que, no meu entender, deve ficar preenchida por Matías, um jogador que Domingos não pode permitir-se a negligenciar).

Por exemplo: os extremos do SCP não são de facto extremos, são médios, cada um no seu respectivo lado, puros. O avançado-centro, e acontece tanto com Postiga como com Ricky, anda um pouco por todo o lado. É uma espécie de hippie táctico: anda por todo o lado e fode tudo.

Neste jogo, registo os seguintes aspectos:

- Rubio é o nosso melhor atacante presentemente;

- Carrillo é bem melhor do que eu pensava (raramente ficou a perder no um para um), e não tinha dele uma ideia má;

- Não consigo formular uma opinião, mesmo que deveras breve, sobre a prestação de Diego Capel, cujas capacidades me merecem os mais sinceros elogios, porque este não recebe bolas;

- João Pereira e Evaldo não sabem defender, e o último nem atacar sabe, pelo que a nossa equipa entra a jogar com 10 (não sei se espancar alguém ou se rir quando vislumbro o Evaldo perdido por entre os defesas-centrais, isto quanto um qualquer extremo do adversário penetra pelo lado esquerdo) – patético tacticamente;

- Patrício não tem voz de comando, aos defesas pouco ou nada interessa do que o Patrício lhes diz;

- O meio campo, no que concerne a dinâmicas e rotinas de jogo, não sabe o que anda a fazer em campo;

- Luís Duque é um sujeito tão roliço, para ser simpático, que é o único rosto facilmente identificável;

- Como se tratou de um pedido do próprio Domingos e como transitou do Braga para o Sporting, o único nome digno do clube no sector defensivo é o peruano Rodriguez, mas também este tem os seus momentos menos elogiosos;

- Postiga não só joga mal, como parece regredir qualitativamente ano após ano, prejudicando toda a manobra atacante da equipa.

- André Santos é um jogador estéril criativamente, pelo que não adiciona nada a esta equipa, ao onze inicial, e defensivamente fica a perder para Rinaudo;

- Não fizemos o suficiente, o necessário, o exigível, nem sequer perto, para vencermos a partida ou disputarmos o jogo meritoriamente, mas o árbitro rapinou-nos uma grande penalidade óbvia, ali à frente dele…dos seus olhos espanhóis;

Dios Mio, mete mão nessa equipa, Domingos!

Eu continuo a acreditar neste equipa, continuo a crer que a mesma tem qualidade suficiente para vencer o campeonato nacional, mas sei que precisamos primeiro de uma equipa, de um conjunto de rotinas que permitam consolidar o onze inicial, e essa não a temos, por enquanto.

O pedido que se encontra visível perto da assinatura deste site permanece intocável: Sportinguistas, para o Estádio!