Godinho Lopes é um avião sem sistema de navegação. Com um rosto de medo e rápido a caminhar até à saída, afirmou, acabado de chegar ao aeroporto de Lisboa, que nada iria acontecer ao treinador. No dia a seguir, já protegido pelo afastamento físico de quem o contestava no aeroporto, menosprezou a justa contestação e, tal e qual JEB nos últimos tempos da sua miserável e empobrecedora administração, optou por ofender os “30 adeptos”. Mais um dia passado após a contestação, despede o homem que antes tinha garantido permanecer no lugar, supostamente imune ao mau momento. É isto a Linha Roquete: loucura decisorial e desrespeito pelo Sporting e pelos seus adeptos.
"O Sportinguista, em mais de 100 anos de dita escolha, jamais ousou queimar ou detrair o símbolo e a cor que o identificam. Outros, os tais que clamam superioridade moral e identitária, fizeram-no.", dito por pai de Daniel.

30 de agosto de 2011

Boa notícia, vem aí o avançado que tanto desejamos…

… porque quem paga quase 9 milhões de euros por um jogador que não é de todo a principal preocupação do clube neste momento deve certamente ter um pouco mais de capital para comprar um jogador que é, para lá de qualquer dúvida, a principal carência da equipa: um avançado…que marque golos, obviamente. Concordo convosco, o título deste post é enganador. Um pouco como esta contratação, então.

Se não acontecer, se para o Sporting não vier o avançado que tão desesperadamente precisamos neste momento, estaremos a reviver os tempos nefastos da não há muito findada era Bettencourt, miserável e falida.

Uau!, quase 9 milhões de euros por um médio que não é de todo a principal necessidade do clube (quem refere a falta de um 10 pensa que o Matías é o quê?). A mais cara contratação de sempre do Sporting Clube de Portugal. Contratámos um jogador por 9 milhões de euros que não pode, por ter já representado outro clube nessa mesma competição, representar o Sporting na Liga Europa.

O facto de não ter sido recorrente primeira opção no Atlético Madrid não me preocupa nada, porque o Atlético, em Espanha, é um clube-cemitério de jogadores. Lendo muito rápida e sucintamente o que outros blogues leoninos escrevem sobre esta mais recente contratação do nosso clube, surpreende-me quem – blogue Fonte Segura - sequer ouse referir como ponto positivo deste negócio o facto de o Atlético Madrid não ter realizado um negócio por aí além. Incrível! Quando se ama de forma tão evidente um elenco directivo, todo e qualquer argumento surge – eu, portanto, não sou digno de me considerar um “verdadeiro Sportinguista”. A linha argumentativa, contudo, continua o seu caminho pouco são, porque, escreve o mesmo blogue, esta contratação empurra o investimento do Sporting para a época 2011/2012 para lá dos badalados 30 milhões de euros. Fixe!

Sucesso, é o que desejamos, porque se não acontecer, a falência do clube estará um passo mais perto de acontecer. É uma boa contratação até ao momento, bastante doloroso e surpreendente, em que somos informados do seu valor.

Uma contratação deve ser analisada não apenas olhando para o jogador em causa, mas também para as necessidades do plantel e para as possibilidades financeiras do clube. Dito assim, afigura-se difícil opinar que Elias, por uns exorbitantes 8,8 milhões de euros, é uma boa contratação. A ser bem contratado, uma realidade algo rara no Sporting Clube de Portugal, o que significaria ter no plantel um avançado que vale quase 9 milhões de euros? 20 golos, pelo menos? Presentemente, temos um que vale quase 20 golos…em três épocas.

O tempo dar-nos-á a sentença final, mas as premissas – o valor elevadíssimo e a ainda urgente necessidade por um avançado goleador - não me agradam. Ninguém tem razão se afirma que Elias é mau jogador, mas, conhecendo o que necessita o Sporting neste momento, sim, é uma má contratação. Entre um médio de qualidade acima da média e um avançado goleador, o que mais faz falta ao Sporting é tão óbvio quanto o branco do giz escolar.

Por enquanto, resta-me ir ao youtube e esperar que, indo contra 90% da realidade que advém dos vídeos lá colocados, as qualidades que surgem  no vídeo que agora estou a ver se façam apresentar ora em Alvalade, nossa casa, ora no campo de um qualquer adversário do nosso clube.

A minha opinião está escrita, mas concluo com um “Bem-Vindo Elias”. Faz a diferença. O Sporting Clube de Portugal precisa!

ps – terminei agora de ver o vídeo e também de ler algumas opiniões que me parecem mais interessantes do que as que visam apenas defender quem contratou Elias. É um bom jogador, não tenhamos dúvidas, com qualidade mais do que suficiente para fazer parte de qualquer plantel candidato ao título em Portugal. Mas, muito sinceramente, 8,8 milhões de euros é muito, muito dinheiro. O avançado, esse bicho que muito precisamos, onde está?