Godinho Lopes é um avião sem sistema de navegação. Com um rosto de medo e rápido a caminhar até à saída, afirmou, acabado de chegar ao aeroporto de Lisboa, que nada iria acontecer ao treinador. No dia a seguir, já protegido pelo afastamento físico de quem o contestava no aeroporto, menosprezou a justa contestação e, tal e qual JEB nos últimos tempos da sua miserável e empobrecedora administração, optou por ofender os “30 adeptos”. Mais um dia passado após a contestação, despede o homem que antes tinha garantido permanecer no lugar, supostamente imune ao mau momento. É isto a Linha Roquete: loucura decisorial e desrespeito pelo Sporting e pelos seus adeptos.
"O Sportinguista, em mais de 100 anos de dita escolha, jamais ousou queimar ou detrair o símbolo e a cor que o identificam. Outros, os tais que clamam superioridade moral e identitária, fizeram-no.", dito por pai de Daniel.

1 de março de 2011

Curtas[9]

Mário Moniz Pereira é, sobretudo, uma lenda viva do nosso clube – um estatuto ao alcance de poucos. Em Portugal, no que concerne a títulos e dedicação a uma instituição desportiva, ninguém se aproxima, ou aproximará, de Moniz Pereira.

Um homem cujo saber e interesse pelas modalidades do clube, nomeadamente o atletismo, providenciou ao nosso museu, de longe o mais completo de Portugal, vários títulos. No entanto, e não pretendo colocar em causa o seu Sportinguismo (tarefa impossível, ingrata e ofensiva), não deixo de notar que Moniz Pereira costuma colocar-se sempre do lado de quem, começando com Roquete, arquitectou um complexo desportivo, agora parcialmente alienado devido a erros de gestão, sem pavilhão para as modalidades.

A era Roquete, em termos de interesse pelo pergaminho fundamental do clube que é o ecletismo, teve o seu expoente máximo na figura de Filipe Soares Franco, o presidente que, de forma incrivelmente anti-Sportinguista (gosto pelas modalidades é uma característica básica do ADN Sportinguista), admitiu que só sofria pelo futebol e que, numa assembleia geral, admitiu que a “maioria dos Sportinguistas desconhece as modalidades praticadas no clube”. A reacção na sala foi de estupefacção.