Godinho Lopes é um avião sem sistema de navegação. Com um rosto de medo e rápido a caminhar até à saída, afirmou, acabado de chegar ao aeroporto de Lisboa, que nada iria acontecer ao treinador. No dia a seguir, já protegido pelo afastamento físico de quem o contestava no aeroporto, menosprezou a justa contestação e, tal e qual JEB nos últimos tempos da sua miserável e empobrecedora administração, optou por ofender os “30 adeptos”. Mais um dia passado após a contestação, despede o homem que antes tinha garantido permanecer no lugar, supostamente imune ao mau momento. É isto a Linha Roquete: loucura decisorial e desrespeito pelo Sporting e pelos seus adeptos.
"O Sportinguista, em mais de 100 anos de dita escolha, jamais ousou queimar ou detrair o símbolo e a cor que o identificam. Outros, os tais que clamam superioridade moral e identitária, fizeram-no.", dito por pai de Daniel.

22 de março de 2011

Quem são os investidores russos?

Um ilustre elemento do Fórum SCP – Viridis - desenvolveu um trabalho muito bem construído e consubstanciado sobre os investidores russos do Bruno Carvalho. À atenção de Pedro Baltazar e Godinho Lopes.

Urge-se a divulgação desta excelente e importante contribuição. A bem da verdade.

http://www.forumscp.com/index.php?board=24.0

Porque as mentiras contadas muitas vezes podem assustar as pessoas de bom íntimo, Godinho Lopes e seu tagteam-mate Pedro Baltazar contam com o efeito pânico e golpes ao nível da quilha de um qualquer barco de grande porte.
Vamos lá então desmistificar as falsidades que têm sido espalhadas pelos agente do baronato português alapado à sua coutada do Sporting:
Quem são os três homens que Bruno de Carvalho recrutou da Rússia?
O 1º é o elemento de idoneidade desportiva
O 2º é o elemento de idoneidade político-económica
O 3º é o elemento de investimento privado
Comecemos pelo 1º:
Leonid Vasilievich Tyagachev

Nascido a 10 de outubro de 1946 na aldeia de Dedenevo, distrito de Dimitrov, região de Moscovo. Filho de Vasily Petrovich Tyagachev e de Antonina Feodorovna Tyagachev, Leonid é casado com Svetlana Nikolaeva Tyagachev, sendo suas filhas Alena e Alexandra.
Leonid Tyagachev começou a trabalhar aos 15 anos na central eléctrica de Dimitrov. Fascinado pelo esqui desde a infância, inscreveu-se numa escola especializada deste desporto e ingressou na selecção russa de juniores aos 14 anos. Activo em competições nacionais até 1971, a partir daí passa a treinador principal de esqui alpino da região de Moscovo. Entre 1966 e 1972 trabalhou também como instrutor de esqui e técnico sénior na Trudovye Rezervy (sociedade desportiva nacional da mesmo família de instituições de educação física que o Spartak, Zenit e Lokomotiv).
Após cumprir o serviço militar, Tyagachev voltou ao seu desporto favorito e licenciou-se em Educação Física na МГОУ - Universidade Regional do Estado de Moscovo (então conhecida como Instituto Nadezhda Krupskaya). Em 1975 completou ainda uma especialização em esqui alpino na cidade de Kirchberg na Áustria.
Ao longo da sua carreira trabalhou e interagiu com Toni Sailer, Franz Klammer, Josef Walcher, Hans Enn, Harti Weirather, Leonhard Stock e Annemarie Moser-Pröll.
Em 1976, Leonid Tyagachev é nomeado treinador principal da selecção de esqui alpino da União Soviética.
Num país que nunca tinha participado em competições internacionais de esqui, Tyagachev alcançou resultados notáveis ​​no panorama internacional, dos quais se destacam Valeri Tsiganov e Aleksandr Zhirov, os primeiros atletas soviéticos (e russos) a ganhar corridas em competições internacionais máximas de esqui alpino. Treinou também Nadezhda Andreyeva, Vladimir Andreyev, e Vladimir Makeyev.
Treinou ainda o tri-campeão Marc Girardelli e colaborou na organização dos Campeonatos Mundiais de Esqui Alpino de 1982, 1991 e 2001. Não será demais lembrar que Tyagachev foi vice-presidente da Federação Internacional de Ski.
Entre 1995 e 1999, Leonid Tyagachev foi Ministro do Desporto e Turismo da Rússia. Foi ainda Vice-Presidente do Comité Olímpico Russo durante mais de dois anos.
A 18 de Julho de 2001 é finalmente eleito por unanimidade Presidente do Comité Olímpico Russo, mandato renovado a 22 de Dezembro de 2005. Desempenhou o cargo até 3 de Março 2010, quando se demitiu após divergências com Medvedev sobre a prestação da comitiva russa em Vancouver.
Em 2005 torna-se a face visível da candidatura russa aos Jogos Olímpicos de 2014 e seu principal impulsionador. Dias antes da votação final que deu a vitória a Sochi 2014, vê a sua nomeação para o cargo de senador aprovada por Vladimir Putin, sendo actualmente representante da província de Rostov na câmara-alta da Federação Russa.
Leonid Tyagachev, membro do conselho de supervisão para os Jogos Olímpicos de 2014, é detentor de várias medalhas que conquistou enquanto jovem e de várias condecorações em reconhecimento do seu trabalho em prol do desporto russo.
A respeitada figura do desporto e política russos apresenta-se como rosto principal do fundo de investimento para o futebol do Sporting sob a liderança de Bruno de Carvalho. O seu aval e confiança no projecto é garantia de idoneidade ímpar.
Links de interesse:
http://www.russiablog.org/2007/07/sochi_2014_the_complete_story.php
http://amsr.ru/en/events/448.htm
http://sochi2014.com/en/team/supervisory-board/8305/
http://www.peoples.ru/sport/trainer/tyagachev/



Aleksandr Viktorovich Nazarov

Aleksandr Viktorovich Nazarov, (Coronel) nasceu a 24 de Fevereiro de 1951 no distrito de Yermakov, Região de Pavlodar, Cazaquistão. no seio de uma família de trabalhadores de uma cooperativa agrícola. Tabalhou como electricista e cumpriu serviço militar na Marinha, onde chegou a Coronel.
Licenciou-se em Engenharia Civil pelo Makeevskij Iinzhenerno-stroitel'nyj Institut (Instituto de Engenharia da Construção de Makiiv), doutorando-se também in absentia em Economia pela Escola Superior Partidária de Khabarovsk.
Começou a trabalhar em 1969. Em 1973 foi destacado pela Komsomol para o Estremo-Oriente Russo de modo a participar na construção da central nuclear de Bilibino, na província de Chukotka. Participou também na construção das centrais eléctricas de Magadan, Arkagala e Luchegorsk.
Nesse período, e até 1983, trabalhou como operador, técnico especializado e engenheiro ao mesmo tempo, tendo executado todo o tipo de serviços desde carpinteiro e armador, a capataz, chefe de obra e supervisor de construção e, finalmente, chefe de pessoal do departamento de construção da Komsomol, sendo eleito em 1983 para membro do comité-executivo do Conselho Distrital de Bilibino, cargo que desempenhou durante 4 anos.
De 1987 a 1990 exerce o cargo de membro do comité executivo do Conselho Regional dos Deputados Populares da Região de Chukotka, presidindo este órgão a partir de 25 de Abril de 1990.
Com a queda do regime comunista, assume em 11 de Novembro de 1991 o cargo de Governador da Região Autónoma de Chukotka, tendo a confiança total de Boris Yeltsin (de quem foi conselheiro). Durante o seu primeiro mandato, foi eleito em 1993 como Secretário da União de Governadores Russos e em 1996 para a câmara-alta do Parlamento Russo como representante do Comité para os Assuntos dos Territórios do Norte e Povos Nativos. Em 22 de Dezembro do mesmo ano é reeleito para um segundo mandato como governador de Chukotka, sucedendo-lhe no ano 2000 o magnata Roman Abramovich.
Ainda em 2000 é reeleito para o Conselho Federal da Rússia com o mesmo cargo de representante do Comité para os Assuntos dos Territórios do Norte e Povos Nativos.
Entre 2003 e 2009 foi nomeado Auditor do Tribunal de Contas da Federação Russa, regulando as despesas do Orçamento Federal Russo para com a Ciência, Cultura, Desporto e Comunicação Social.
O Coronel Nazarov foi condecorado com a Ordem de Honra, Ordem de Mérito da Pátria de 4º Grau, Ordem do Abençoado Sergy Radonezhsky de 4º Grau e numerosas outras medalhas.
É casado e tem três filhas.
O seu passatempo favorito é o futebol, não sendo de admirar o seu interesse pelo projecto existente para o Sporting. Tem como hobbies a caça e a pesca. É presidente do Clube Senatorial de Caça Sustentável.
Links de interesse:
http://www.ach.gov.ru/en/about/auditors/nazarov/
http://www.vedomosti.ru/persons/28965/
Livros onde é descrito o trabalho de Nazarov no desenvolvimento de regiões remotas da Rússia:
http://www.google.com/webhp?hl=en#q=alek....2,or.r_gc.r_pw.&fp=7bf5484dc1102707

Yuriy Passechnik
Yuriy Passechnik é um empresário russo do ramo da construção civil.
Após uma péssima informação do jornalismo amador português, a Brisa desmentiu correctamente a notícia que a Brisa estaria ligada a este empresário:
"Na sequência da notícia publicada no vosso website [Jornal RECORD], com o título 'Bruno Carvalho apresenta três investidores russo, vimos esclarecer que a Brisa não tem qualquer ligação à empresa Stroi Center, conforme é referido na vossa peça".
Esta foi a mensagem lacónica de Nuno Sequeira, da Direcção de Investidores, Comunicação e Sustentabilidade da Brisa.
"Stroy Tsentr" é até um nome genérico usado por muitas empresas de construção civil na Rússia que significa "Centro de Operações", grosso modo. É como chamar "Empresa de Construção"... a uma empresa de construção.
A Brisa está envolvida, sim, numa parceria público-privada da Rússia à qual foi adjudicada a reconstrução do troço da auto-estrada M1 entre Moscovo e a Bielorrússia. A parceira da Brisa neste consórcio é a Stroygazconsulting, ou SGC, uma das mais fortes empresas de construção russa.
Onde é que entra Iuriy Passechnik (incorrectamente transcrito pela CS portuguesa como Pachechnik) ? Passechnik não é detentor da SGC, nem pouco mais ou menos, pois esta empresa é um gigante cujo CEO é Ziyad Manasir, um fortíssimo tycoon da Jordânia. Passechnik é, sim, detentor de uma empresa de construção privada (uma "stroitelʹnaya kompaniya" ou "stroy tsentr"), contratada nesta obra.
É portanto um investidor privado e que conhece o empresário Bruno de Carvalho. Uma vez que a obra da M1 é um grande empreendimento nacional na Rússia, é de crer que não estamos a lidar com negociadores de paquetes. Mais idoneidade acarreta o facto de estarmos, sim, a lidar com figuras de proa da política, economia e desporto russos, condecorados e responsáveis por grandes sucessos.

Espero que este post seja elucidativo em muitos sentidos.


* tyagachev-putin-olympics.jpg (84.12 Kb, 380x298 - visto 1 vezes.)

* Nazarov.jpg (28.44 Kb, 200x133 - visto 368 vezes.)