Godinho Lopes é um avião sem sistema de navegação. Com um rosto de medo e rápido a caminhar até à saída, afirmou, acabado de chegar ao aeroporto de Lisboa, que nada iria acontecer ao treinador. No dia a seguir, já protegido pelo afastamento físico de quem o contestava no aeroporto, menosprezou a justa contestação e, tal e qual JEB nos últimos tempos da sua miserável e empobrecedora administração, optou por ofender os “30 adeptos”. Mais um dia passado após a contestação, despede o homem que antes tinha garantido permanecer no lugar, supostamente imune ao mau momento. É isto a Linha Roquete: loucura decisorial e desrespeito pelo Sporting e pelos seus adeptos.
"O Sportinguista, em mais de 100 anos de dita escolha, jamais ousou queimar ou detrair o símbolo e a cor que o identificam. Outros, os tais que clamam superioridade moral e identitária, fizeram-no.", dito por pai de Daniel.

5 de março de 2011

“O jogo da época” é na SIC Notícias, às 22h

Bruno Carvalho vs Zeferino Boal vs Godinho Lopes vs Pedro Baltazar vs Dias Ferreira vs Abrantes Mendes.

Esperemos candidatos capazes de providenciar soluções concretas e um moderador capaz de construir perguntas interessantes.

O debate tem duração prevista de 2 horas, o que é manifestamente insuficiente dada a situação terrível do clube em todos os seus vértices, mas o facto de utilizar mecanismos de temporização similares aos debates políticos, dessa forma controlando potenciais favorecimentos a este ou àquele candidato, é um vantagem.

Esperam-se revelações interessantes, nomeadamente em questões relacionadas com funções-chave no clube, por exemplo. Penso que o Fundo Sporting será um tema preponderante no debate, dada a sua importância e, principalmente, mediatização. Creio que o tema auditoria será mencionado, o que para mim é significativamente importante.

Suspeito da capacidade de um canal noticioso (generalista, exactamente o mesmo) oferecer um debate realmente interessante aos sócios e adeptos do Sporting. Não estando ligado ao Sporting, desconhecem aquilo que caracteriza o mundo Sportinguista, pelo que não ficarei surpreendido se temas como o pavilhão forem negligenciados ou tratados de forma demasiado insuficiente e rápida.

Grande possível surpresa? Será visível qualquer futuro alinhamento? Será visível qualquer esforço de consolidação entre candidaturas? Será Godinho Lopes, o fantoche da continuidade, o alvo a abater? Como se trata de uma corrida eleitoral, portanto havendo só um vencedor, é-me difícil conceber um debate desta natureza sem um pouco de acidez verbal, digamos assim. Quererá Paulo Garcia estancar possíveis desentendimentos? Qualquer confronto verbal mais acesso poderá resultar, parece-me, em informações suficientes para fazer capa neste ou naquele jornal, neste ou naquele blogue Sportinguista.

Bruno Carvalho e Abrantes Mendes serão, de certeza, lanças apontadas à linha da continuidade.

Encontro-me curioso para ver qual a estratégia que Pedro Baltazar vai adoptar. Godinho Lopes, de longe o candidato que apresenta a lista mais mediática, é um comunicador banal – a câmara foca mais vezes quem o acompanha do que o próprio Godinho. Dias Ferreira sabe expressar-se, nem que seja pela experiência acumulada ao longo de mais de uma década a representar o Sporting na televisão. Zeferino Boal, sem correr o perigo de ser moderadamente ofensivo para com o mesmo, será o elo mais fraco. Bruno Carvalho é uma incógnita, apesar de ter lido apreciações positivas acerca da sua capacidade expressiva. Abrantes Mendes possui  boa capacidade comunicacional.

No entanto, os temas não são fáceis de dominar. A palavra “passivo” encontra-se universalizada no mundo Sportinguista, mas dominar, através de palavras e termos próprios, a forma como se irá pagar o serviço da dívida é outra conversa – envolve a receita, por exemplo. O Fundo Sporting é um tema que possui a sua inerente complexidade, mais ainda quando os moldes do mesmo parecem variar de candidato para candidato.

Boas perguntas!

Boas Respostas!

Soluções concretas!

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!